Módulo 6

COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO A PARTIR DAS NOVAS ECONOMIAS

Parte 1

Introdução

Em um mundo cada vez mais conectado, as tendências inevitáveis do mercado têm levado as empresas a agir de forma inovadora a cada dia. Conhecer estas tendências, novos futuros e novas economias, analisar formas diferenciadas de atuação, criar rupturas e transformar paradigmas é crucial para o futuro dos negócios.

Este modulo tem como objetivo levar os participantes a uma jornada de cocriação, com conceitos, desafios, estudos de casos e construção de inovações para que os Conselheiros das organizações sejam os protagonistas da construção do futuro da empresa.

Como? Por quê? E para que? O Conselho de uma empresa deve ser o indutor da diferenciação dos negócios da empresa, visando atender as novas demandas, as novas economias e a longevidade e construção do legado da empresa.

Parte 2

Vivemos uma mudança de era, ou melhor, uma transição global. O mundo anterior à internet e às novas tecnologias se estruturava ao redor de modelos de gestão centralizados e hierárquicos pautados no comando e controle e orientados por uma economia regida pela produção de riqueza a partir de recursos tangíveis, como a terra, ouro e petróleo. Estes recursos, por serem esgotáveis e consumidos com o uso, alimentam um modelo de competição e escassez e seguem uma dinâmica de crescimento linear que permeia todas as estruturas e relações em sociedade.

Os problemas e velocidade vivenciados atualmente dentro das organizações neste novo mundo conectado em rede são exponenciais, ou seja, crescem e se multiplicam com o tempo enquanto a capacidade de resposta segue sendo linear. Afinal de contas todos nós temos somente um corpo e 24h por dia. A chave então para a sustentabilidade está em buscarmos e trazermos dinâmicas e estratégias com natureza exponencial para lidar com os desafios desta transição.

Segundo o futurista Buckminster Fuller: “Para mudar um paradigma, não combata o modelo problemático. Crie um novo e torne obsoleto o antigo”. Parece impossível? Albert Einstein complementa que “um problema não pode ser solucionado pela mesma mente que o criou”. E para que esta transição global seja de oportunidade e não de crise é fundamental que as empresas construam uma visão de futuro inovadora que aponte claramente para onde querem ir.

Neste curso, os participantes poderão construir os caminhos para viabilizar estes futuros desejáveis por meio de novas economias exponenciais que tenham recursos intangíveis como matéria-prima (economia criativa), utilizando a tecnologia e estruturas disponíveis para otimizar e conectar o que já existe (economia compartilhada), por meio de novos modelos de gestão e governança baseados na confiança (economia colaborativa) com recursos não apenas monetários mas que geram valor nas dimensões cultural, ambiental e social da sustentabilidade (economia multimoedas).

Ao fim desta jornada, os participantes poderão ter novas lentes para atuar dentro de seus Conselhos e enxergar em seus domínios organizacionais recursos que geram abundância de forma sustentável, sistêmica e estratégica.

Data

08 e 09 de dezembro

Facilitadores

Pedro Lins e Marysol Goes

Conceitos abordados

• Tendências inevitáveis do mercado
• Os 5 pilares da Competitividade Sustentável (econômico, social, ambiental, cultural e espiritualidade)
• Impacto, mensuração e resultados da Competitividade Sustentável na Governança das empresas
• Geração de valor e longevidade das empresas
• Conceito do Blue
• Capitalismo Consciente e Empresas B
• O Papel do Conselho e a solidão do CEO
• Estudos do futuro e padrões da natureza – entre o caos e a ordem; inovação
• Mudanças de paradigmas: escassez (competição) e abundância (colaboração) e sustentabilidade regenerativa
• Empreendendo nas Novas Economias (criativa, verde, compartilhada, colaborativa e multimoedas)
• Fluxonomia 4D

Valor que será explorado para cocriação da crença do grupo

Legitimar o bem-estar do coletivo

FACILITADORES

Pedro Lins

Pedro Lins

Marysol Goes

Marysol Goes

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.