Módulo 5

DESMISTIFICANDO A COMPLEXIDADE DA ESTRUTURA JURÍDICA NA ORGANIZAÇÃO, LEALDADE, PRÁTICA DA ÉTICA E DIRETRIZES MORAIS

Introdução

Estamos passando por um momento de transição: da economia industrial para a economia da informação. Em praticamente todas as esferas a informação tem um valor imensurável. É por meio da análise de dados e do conhecimento mais aprofundado sobre determinado investimento que investidores decidem se realizam ou não uma operação, bem como definem se manterão seus recursos em um segmento específico. Isso porque por meio da informação é possível identificar-se o risco atrelado à operação que, dentre outras coisas, costuma contemplar as características do mercado, bem como da contraparte.

O resultado é que isso tem um impacto direto em empresários e empreendedores, já que a regularidade do negócio, a adoção de altos padrões de gestão e governança, o controle do passivo aparente e oculto e a adoção de medidas preventivas acabam resultando em maior transparência e mais facilidade em demonstrar ao mercado as características positivas do negócio e, consequentemente, acabam resultando em menores taxas ou até abrindo caminho para a busca de novas fontes de crédito.

E as premissas acima mencionadas valem para todos os tipos de negócio, independente do grau de maturidade de cada um. Desde a constituição, com a elaboração de um contrato social adequado, que leve em conta as características específicas do negócio, passando pela formalização do que foi acordado entre os sócios e se estendendo até a forma como a empresa lidará com seus ativos tangíveis e intangíveis, como a marca, a proteção da imagem, dentre outros aspectos, fazem toda a diferença e podem representar o alcance e a consolidação do sucesso de forma estruturada e longeva.

Assim, o módulo tem como objetivo auxiliar empresários a entender a necessidade de se formalizarem de maneira correta, ajudar na busca do melhor modelo a ser adotado, bem como para que práticas que podem agregar valor passem a ser implantadas na rotina do negócio.

Data

01 de dezembro

Facilitador

Eduardo Romeiro

Conceitos abordados

• Constituição
• Acordo de sócios
• Proteção patrimonial
• Planejamento societário, tributário e trabalhista
• Propriedade industrial e intelectual
• Responsabilidade dos administradores na esfera civil e criminal e o seguro D&O
• Proteção da imagem
• Implantação de governança corporativa e formas de negociação
• Importância de se entender contratos e acordos antes da sua assinatura

Valor que será explorado para cocriação da crença do grupo

Justiça, lealdade, conformidade, prática da ética e diretrizes morais.

FACILITADOR

Eduardo Romeiro

Eduardo Romeiro

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.