Módulo 1

A GOVERNANÇA CORPORATIVA PARA A NOVA ECONOMIA E MODELAGEM VISUAL E DESIGN DE NEGÓCIOS

Parte 1 - Aula Inaugural

Introdução

Ao longo de seis encontros o grupo vai se sensibilizar com muitos conceitos, se aprofundar nos desafios da Nova Economia e refletir sobre o potencial de uma nova forma de atuação, que conecta impulsos individuais com o propósito das instituições. A ideia dessa vivência é despertar e cocriar com o grupo o propósito da Governança Corporativa na Nova Economia, após a reflexão sobre os conceitos apresentados pelos facilitadores, conectada com o impulso de cada um e o propósito de cada instituição.

O produto final desse dia será estimular a reflexão sobre os desafios do Capitalismo Consciente e inspirar a cocriação de um Manifesto sobre o papel dos Executivos ou Conselheiros, além de definir, por meio dos projetos inter-módulos, o Propósito, a Visão, os Valores, os Papéis e os Indicadores de uma instituição.

Acreditamos que o curso, além de capacitar, tem o propósito de cocriar, junto com seus integrantes, o verdadeiro papel multidimensional de um Conselheiro na transformação das empresas.

Facilitadores

Guilherme Silva e Tania Savaget

Conceitos abordados

  • Princípios e habilidades da Governança Corporativa atual
  • Conceito de interdependência e como a natureza faz negócios / Lowsumerism
  • Princípios e habilidades da Governança Corporativa Transformadora
  • Papéis da Governança na Nova Economia
  • Economia Circular, Capitalismo Consciente, Sistema B

Valor que será explorado para cocriação da crença do grupo

Alinhamento de propósito e caminho, criação dos Princípios da Governança Corporativa Transformadora 1.0 (o Manifesto)

Parte 2 - Modelagem Visual e Design de Negócios

Introdução

Temos observado um movimento de transformação do mercado por meio de empresas que enxergam uma nova forma de se relacionar com seus clientes e com o mundo, que são capazes de oferecer uma solução para uma necessidade autêntica do mercado de uma forma nunca antes oferecida. É o caso de empresas como o Uber, que revolucionou o transporte pessoal (sem ter um único carro em sua frota); a Netflix, que viralizou como fornecedor de aluguel de filmes (sem ter uma única loja locadora); o WhatsApp, que transformou a forma como nos comunicamos (mesmo não sendo uma ferramenta nativa dos smartphones); o AirBnB, que transformou a forma como nos hospedamos no mundo todo (mesmo sem possuir um único imóvel). Nenhuma dessas empresas criou uma nova necessidade no mercado e sim enxergaram além da necessidade, geraram um valor enorme para os consumidores oferecendo uma forma simples, prática e o melhor custo/benefício para as pessoas terem acesso aos produtos/serviços que eles já consumiam.

Todas essas disrupções só foram possíveis devido ao fato desses empreendedores conseguirem enxergar um modelo de negócio capaz de gerar esse valor de forma transformadora.

Entenda visualmente todos os blocos que compõem o seu negócio e como você pode modelá-los individualmente ou em conjunto para oferecer ao mundo soluções cada vez mais alinhadas com as maiores necessidades do mercado. Enxergue seu negócio de uma forma visualmente modelável e seja capaz de rapidamente oferecer soluções mais engajadoras, fazendo pequenas mudanças constantes e observando qual o melhor caminho a ser seguido.

Facilitadores

Alexandre Mosquim e Clara Bidorini

Conceitos abordados

  • Elementos do design de modelos de negócio
  • Abordagem “Startup Enxuta” para o desenvolvimento de modelo de negócio
  • Arquétipos e lógica de modelos de negócio/identificando o propósito e a proposta de valor
  • Estratégias de adoção
  • Modelos de lucro e unidades econômicas
  • Avaliando novas oportunidades de mercado
  • Desenvolvimento de modelos de negócio baseados-em-plataforma
  • Modelos de Economia Colaborativa
  • Como novos modelos de negócio estão transformando indústrias como varejo, transporte e logística
  • Análise SWOT
  • Mapa mental, mapa conceitual e visual thinking
  • Planejamento, organização, Canvas
  • Capital, investimento, expansão

Valor que será explorado para cocriação da crença do grupo

Consciência, modelagem, evolução

FACILITADORES

Alexandre Mosquim

Alexandre Mosquim

Clara Bidorini

Clara Bidorini

Guilherme Silva

Guilherme Silva

Tania Savaget

Tania Savaget

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.